Este post será apenas informativo. Não tem objetivo nenhum de
mudar seus hábitos e nem te convencer do que é certo ou errado ok!?
Com uma porção de esmaltes na necesseire, é hora de olhar a data de validade e repaginar, hem!!
Bom dentro do Brasil todos os tipos de cosméticos que estão no mercado passam pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e para os esmaltes eles estipulam um prazo de validade de 3 anos após a data de fabricação.
Já em outros paises, comesticos e esmaltes teem um prazo de validade estipulado de forma diferente. Entenda como: Lá fora é usado forma de PAO – Period After Opening (traduzindo: período depois de aberto). Deste modo eles calculam a validade do produto a partir de quando a embalagem é aberta.
Nessa situação os esmaltes que são abertos começam a entrar em contato com o ar, ou seja é a partir deste momento que a fórmula começa a ter as interferências desse contato e até podendo ser contaminada.
Agora continuem a observar mesmo dentro da validade, se ele apresenta alguma alteração como cheiro, texturas, aqueles que estão um tempo sem usar e estiverem apresentado essas características é bom deixar de usa-los, pois isso pode ser algum sintomas de contaminação ou alteração na formula.
Por que esmaltes novos apresentam características de velhos??
Isso porque como falado lá a cima, as substâncias começas a serem alteradas em contato com o ar, e muitas compradoras sentem uma necessidade de abrir para ver a cor, e muitas vezes de provas nas unhas. Conheço varias lojas que preferem proibir esse ato, para a própria segurança das compradas, o que super aprovo!! Outra coisa que sendo aberto varias vezes ou você esqueça aberto o solvente do vidrinho também pode evaporar.Eu particularmente não gosto de fazer esse texte. É feio gente! Você está lacrando o produto, e tirando a garantia de outra consumidora.
*foto da internet |
Então devo ou não usar??
Meninas não se usa nada vencido. Mas aquela data estabelecido pelo fabricante ou outro órgão, não é necessariamente a data exata, pois ele definem dentro de uma margem de erro, podendo vencer realmente depois ou até mesmo antes isso dependendo se irá seguir as instruções de conservação.
Porém tudo indica que pode ser usado, desde que ele esteja visivelmente em condições normais como a cor, viscosidade e o odor. Caso ele não esteja se tornando mais viscoso, pode colocar algumas gotinhas do óleo de banana, afinal esse é o primeiro componente a evaporar do esmalte após ele ser aberto.
Maas eu me a risco as vezes, mesmo com aquela datazinha vencida o esmalte foi pouco usado e apresenta características ótimas de conservação e uso, então eu ainda uso antes de jogar fora e nunca tive nenhum problema.
Para descartar o esmalte, a melhor forma é despejar o
conteúdo do esmalte em um papel e esperar secar completamente e jogar em
um lixo reciclado. Já para limpar o vidrinho você deve passar acetona e
utilizar o papel toalha ou o algodão. Essa é uma forma ecologia de não
prejudicar o meio ambiente.